Como foi o início do Santos na história do Campeonato Paulista?
O Santos disputou o Campeonato Paulista pela primeira vez em 1913, um ano depois de ser fundado. Na cidade de Santos, as equipes do Club Atlético Internacional e do Sport Club Americano, já haviam representando a cidade litorânea na Liga Paulista, porém, uma das equipes havia falido, e a outra, mudado sua sede para São Paulo.
Em 1913, devido a uma cisão entre os clubes, foi criada a APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos). A AA das Palmeiras, o Mackenzie e o Paulistano, abandonaram a Liga Paulista, e disputaram um campeonato em paralelo.
Restando ainda algumas vagas para preencher o seu Campeonato, Santos e Corinthians foram convidados para ingressar na Liga Paulista. O Corinthians, já com três anos de existência, passou por uma seletiva antes de ter sua vaga confirmada no Campeonato Paulista. Passou por uma espécie de pré-2ª divisão, onde o venceu e eliminou o Minas Gerais FC e o São Paulo.
Já o Santos, por influência dos dirigentes do SC Americano, não precisou passar por nenhuma seletiva, e ingressou direto na competição. O clube santista SC Americano já possuía grande prestígio entre os clubes do estado, e os dirigentes da capital viram com “bons olhos” a participação de mais um clube da cidade de Santos.
E foi no dia 1 de junho de 1913, que o Santos realizou sua 1ª partida pelo Campeonato Paulista.
Péssima notícia para Odair Hellmann no Santos
O atacante Lucas Barbosa teve a lesão ligamentar no tornozelo esquerdo constatada e preocupa o Santos para a sequência da temporada. Ainda não há uma previsão de retorno, mas o atleta deve ser desfalque nas próximas semanas.
O atacante se machucou na derrota para o Grêmio, em Caxias do Sul, no duelo de estreia do time no Brasileirão. Para a sorte de Hellmann, o ponta Mendoza pode estar à disposição do treinador Odair Hellmann para o confronto da Sul-Americana, contra o Audax Italiano-CHI, na próxima quinta-feira (20).